segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Levantamento espeleológico na APA das Onças

A APA das Onças é a maior Área de Proteção Ambiental (APA) da Paraíba, com cerca de 36 mil hectares em São João do Tigre-PB, é também, a menos conhecida. A APA destaca-se pela exuberância da fauna e flora de caatinga, com espécies endêmicas extintas há muitas décadas em outras regiões do longínquo Sertão paraibano.

Uma equipe do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia - LABAP/UEPB, vem realizando amplo levantamento das ocorrências arqueo/paleontológicas da APA, com dezenas de ocorrências. O interessante é que, por ser uma região de serras imensas, a APA apresenta uma quantidade gigantesca de ocorrências espeleológicas: de grandes cavernas a abrigos-sob-rochas de beleza cênica inigualável, o que motivou a equipe do LABAP/UEPB a dar início a um longo processo de estudos e mapeamento das cavidades naturais da região, sendo que em muitas delas, no seu solo ou em suas paredes suportes, a presença de vestígios tem sido comum, dai a importância em se preservar tais ambientes. Na sua grande maioria, essas cavidades são de formação granítica e se encontram desde o sopé das inúmeras serras, na meia encosta ou nos cumes das mesmas.

Freqüentadas pela população local, muitas delas já se apresentam vandalizadas. Para estabilizar o processo de vandalização, a equipe do LABAP/UEPB, tem realizado, com freqüência, atividades de Educação Ambiental, nas escolas, comunidades e na rádio local. Os efeitos positivos são esperados a médio e longo prazo. O grande objetivo das pesquisas, que recebe apoio financeiro da PROPESQ/PB, é a de sugerir, no futuro, que a área seja transformada num Parque Nacional.

Potencialidades é o que não falta na APA das Onças, inclusive coma presença constante, nas áreas mais afastadas do parque, de dois tipos de onças, vistas com certa freqüência, o que cria as condições necessárias para a preservação da imensa APA

Fonte: SBE Notícias Nº140.P-2, 21/11/2009

0 comentários:

Postar um comentário

Endereço

Antiga Faculdade de Administração da UEPB, Av. Getúlio Vargas, S/N, 2º andar (por trás dos Correios), Campina Grande-PB

Contato

Prof. Juvandi de Sousa Santos
juvandi@terra.com.br

Atualizações:
Thomas Bruno Oliveira (thomasarqueologia@gmail.com)

Acessos

  © Grupo Paraíba de Espeleologia

Back to TOP