quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Estudos e perspectivas da Arqueologia na Paraíba


Este será o tema que os pesquisadores da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA irão desenvolver durante o IV Encontro da SPA que ocorrerá no próximo dia 13 (sábado), a partir das 09:00h no Ceduc II (antigo CEPUC) em Campina Grande. O evento atrairá pesquisadores e interessados nos domínios da arqueologia.

Os Encontros da SPA acontecem todos os anos no período carnavalesco, fazendo parte da programação do Encontro para a Nova Consciência e vem no sentido de fomentar as pesquisas e interesse pelos estudos da arqueologia regional.

Durante o Encontro deste ano, teremos a palestra do historiador Vanderley de Brito, Presidente da SPA, que abordará sobre o legado cultural da Pedra do Ingá, o Prof. Dr. Juvandi de Souza Santos (UEPB), que trará surpreendentes descobertas arqueológicas sobre as extintas etnias tapuia do interior do Estado. Teremos também neste Encontro a presença do estudioso Dennis Mota, que por anos se empenha em estudos de arqueologia experimental, explanando sobre os métodos que os primitivos utilizavam para gravar a rocha na produção de gravuras rupestres e desmistificar narrativas sensacionalistas sobre como estas foram realizadas num passado remoto quando ainda se desconhecia o ferro no Novo Mundo.

A última palestra do encontro será ministrada pelo pesquisador Thomas Bruno Oliveira, que abordará um fato inusitado sobre a descoberta e captura de uma índia primitiva na inóspita serra das Flechas (no município de Pedra Lavrada) em meados da década de 70, quando já se imaginava que os indígenas da Paraíba estavam desaparecidos por completo. De onde teria surgido esta índia?

Além destas palestras, o evento contará com o lançamento e sorteio de livros, onde será apresentada a recente produção dos membros da Sociedade Paraibana de Arqueologia. Compareça ao IV Encontro da SPA e confira!

PROGRAMAÇÃO


DIA 13/FEVEREIRO
Local: CEDUC II, Centro - Campina Grande-PB

09h00

Tema: ESTUDOS E PERSPECTIVAS DA ARQUEOLOGIA NA PARAÍBA

- O legado cultural da Pedra do Ingá
Prof. Vanderley de Brito (Historiador, Presidente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA)

- Cariri e Tarairiú: Cultura Tapuia nos sertões da Paraíba
Prof. Dr. Juvandi de Souza Santos (Doutor em Arqueologia-PUC/RS, Prof. da UEPB e Vice-Presidente da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA)

- Arqueologia experimental: técnicas de confecção de itacoatiaras
Dennis Mota Oliveira (Sócio da SPA)

- Os últimos remanescentes primitivos do interior da Paraíba: os índios de Pedra Lavrada
Thomas Bruno Oliveira (Diretor da SPA, Sócio do GEPAHI e IHGC)

Lançamentos:

- Ocupação Humana, Caatinga, Paleoambientes e Mudanças Ambientais nos Sertões da Paraíba (2009) Juvandi de Souza Santos;
- Antropologia Cultural (2009) Carlos Alberto Azevedo;
- A Pedra do Ingá: Itacoatiaras na Paraíba (3ª ed, 2009) Vanderley de Brito;
- Arqueologia: Correntes e perspectivas (2009) Juvandi de Souza Santos;
- O Verde do Juazeiro (2009) Pe. João Jorge Rietveld;
- Estudos do Seminário: Apanhados da História Eclesiástica da Diocese de Campina Grande 1639-2009 (2009) Pe. João Jorge Rietveld;
- Série Arqueológica em Cordel – Vanderley de Brito.


0 comentários:

Postar um comentário

Endereço

Antiga Faculdade de Administração da UEPB, Av. Getúlio Vargas, S/N, 2º andar (por trás dos Correios), Campina Grande-PB

Contato

Prof. Juvandi de Sousa Santos
juvandi@terra.com.br

Atualizações:
Thomas Bruno Oliveira (thomasarqueologia@gmail.com)

Acessos

  © Grupo Paraíba de Espeleologia

Back to TOP