quarta-feira, 14 de julho de 2010

Intercâmbio científico Brasil e França: GPE, Terre Et Eau e SPA prospectam cavidades naturais da Paraíba


O espeleólogo francês Marcus Barboza, do grupo de Espeleologia (Ciência que se dedica ao estudo das cavidades naturais), TERRE ET EAU (Terra e Água), de Bois-Colombes, região de Paris, França, esteve recentemente na Paraíba e, em conjunto com membros do Grupo Paraíba de Espeleologia (GPE/UEPB) e da Sociedade Paraibana de Arqueologia (SPA), projeto de Extensão do Prof. Dr. Juvandi Santos, visitaram várias cavidades naturais existentes no Agreste paraibano, especialmente a caverna granítica denominada de LOCA (que também é um cemitério indígena Cariri), em Queimadas e o complexo arqueológico do Riacho da Pintada, no município de Natuba. Lá, cinco sítios arqueológicos (Pintada I, II, III, IV e V), todos em cavidades naturais do tipo afloramento e abrigos sob rocha, foram visitados pela equipe, composta também pelos estudiosos Prof. Vanderley de Brito, Prof. Thomas Bruno Oliveira e Dennis Mota (sócios da SPA).

A experiência vivenciada pelo espeleólogo francês, Marcus Barboza, será compartilhada com os membros do seu grupo na França e, segundo o espeleólogo “a experiência na Paraíba com o GPE/UEPB e a SPA foi única, inigualável, porque proporcionou conhecer cavidades naturais, muitas delas com figuras rupestres de rara beleza e/ou materiais arqueológicos poucos comuns na Europa”.

A atividade de intercâmbio será intensificada quando, no dia 7 de outubro do ano em curso, o prof. Dr. Juvandi Santos palestrará para o grupo TERRE ET EAU, em Paris, França, mostrando aos demais componentes daquele grupo, as cavidades naturais da Paraíba e sua importância nos campos da Espeleologia e da Arqueologia.

O Prof. Dr. Juvandi Santos, na ocasião, visitará cavidades naturais (grotas) nas regiões da Dordonha e Carnac, França, para realizar atividades comparativas entre as cavidades naturais daquele país e as dos Sertões da Paraíba. Essa atividade faz parte da Tese de Pós-Doutoramento do Prof. Juvandi, que estuda a existência de um provável padrão de enterramento entre os indígenas Cariris, buscando, ou não, semelhanças com os sepultamentos Pré-Históricos do Velho Mundo (Europa).

0 comentários:

Postar um comentário

Endereço

Antiga Faculdade de Administração da UEPB, Av. Getúlio Vargas, S/N, 2º andar (por trás dos Correios), Campina Grande-PB

Contato

Prof. Juvandi de Sousa Santos
juvandi@terra.com.br

Atualizações:
Thomas Bruno Oliveira (thomasarqueologia@gmail.com)

Acessos

  © Grupo Paraíba de Espeleologia

Back to TOP