terça-feira, 30 de novembro de 2010

Destruição e abandono no Vale dos Dinossauros

Considerado como importante monumento natural do estado da Paraíba e uma das grandes e mais significativos afloramentos de icnofósseis do mundo, o Vale dos Dinossauros há muito tempo pede socorro. Está entregue ao Deus dará.


As últimas imagens fotográficas que temos da região são, simplesmente, desalentadoras, demonstrando a total falta de compromisso dos governos (nas três estâncias), com a preservação do que ainda resta de um passado longínquo. O mais interessante é que nos últimos meses fora amplamente divulgado que certo político da região polarizada pelo município de Sousa (onde localiza-se o Vale dos Dinossauros), havia conseguido recursos para a reconstrução da infra-estrutura do Parque e outros benfeitorias.


O dinheiro não apareceu. O parque está, literalmente, tombado (caído). Até cimento, cau e pedras estão sendo usadas para “tapar” buracos onde, possivelmente, existiam inconofósseis dos nossos dinossauros. É vergonhoso que tão significativo monumento encontra-se em tal situação deplorável. E ainda se fala em melhorar a Educação no Brasil. Como, sem que haja o mínimo de preocupação em salvaguardar nossos importantes monumentos?


Num país dito desenvolvido, sem sombra de dúvidas, grandes monumentos como os que na Paraíba existem, tipo o Vale dos Dinossauros, a Itacoatiara do Ingá, a Pedra da Boca, etc., seriam recuperados, preservados e explorados turisticamente, gerando emprego e renda para as comunidades locais. No Brasil, me parece que é mais vantajoso o esquecimento, a desolação e o uso indevido da imagem de destruição dos monumentos em meros discursos ontológicos políticos. Já passou da hora de sairmos do discurso, arregaçarmos as mangas e partimos para por o feito a ordem, sob pena de nada legarmos as gerações futuras.

0 comentários:

Postar um comentário

Endereço

Antiga Faculdade de Administração da UEPB, Av. Getúlio Vargas, S/N, 2º andar (por trás dos Correios), Campina Grande-PB

Contato

Prof. Juvandi de Sousa Santos
juvandi@terra.com.br

Atualizações:
Thomas Bruno Oliveira (thomasarqueologia@gmail.com)

Acessos

  © Grupo Paraíba de Espeleologia

Back to TOP