terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pedra do Ingá, um testemunho ancestral

Um dos sítios arqueológicos mais enigmáticos, discutidos e controversos do mundo, a Pedra do Ingá, será o tema de uma Mesa Redonda que reunirá alguns dos mais conceituados pesquisadores da Paraíba para debater sua origem e possíveis significados.


O debate científico, que será promovido pela Sociedade Paraibana de Arqueologia, ocorrerá no Centro de Educação da UEPB (CEDUC II), na cidade de Campina Grande-PB, no próximo dia 05 de março, durante o XX Encontro para a Nova Consciência, e será o tema central do V Encontro da Sociedade Paraibana de Arqueologia, evento anual desta instituição de incentivo às pesquisas arqueológicas na Paraíba.

A Mesa Redonda que discutirá este complexo testemunho petróglifo paraibano terá por mediador o Historiador Prof. Vanderley de Brito, uma das maiores autoridades no assunto e contará com a participação de vários pesquisadores do Estado, a exemplo do arqueólogo Pós Doutor Prof. Juvandi de Souza Santos, do Historiador Prof. Thomas Bruno Oliveira, Dennis Mota Oliveira, Pe. João Jorge Rietveld e Erik de Brito.

O evento, que se iniciará a partir da 9h, sem dúvidas promete ser instigante e acalorado devido a natureza controversa do monumento arqueológico em questão e a eminência dos debatedores.

Complementando a programação do Encontro será lançado o livro “A escavação arqueológica da necrópole Sítio Pinturas I, na APA das Onças, em São João do Tigre: traços indeléveis dos indígenas Cariris nos Sertões da Paraíba” (JRC, 2011. 267p), do Prof. Pós Dr. Juvandi de Souza Santos e também o segundo número da Revista eletrônica Tarairiú, uma publicação do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UEPB. Na oportunidade, também ocorrerá o ritual de transmissão do maracá da SPA, que empossará o sócio eleito Prof. Thomas Bruno Oliveira no pleito de 2010 para presidir a Sociedade Paraibana de Arqueologia nos próximos dois anos.

Veja a programação completa:


V Encontro da Sociedade Paraibana de Arqueologia XX Encontro para a Nova Consciência

Mesa Redonda: Dia 05 de março, 9h

TEMA: A Pedra do Ingá: um testemunho ancestral Prof. Pós Doutor Juvandi de Souza Santos (SPA – LABAP/UEPB); Prof. Thomas Bruno Oliveira (SPA – LABAP/UEPB e IHGC); Pe. João Jorge Rietveld (Centro de Estudos de Filosofia e Teologia da Diocese de Campina Grande – SPA); Ac. Dennis Mota Oliveira (Geografia/UEPB - SPA);
Mediador: Prof. Esp. Vanderley de Brito (SPA – LABAP/UEPB);

Lançamento: Dia 05 de março, 11h

LIVRO: A escavação arqueológica da necrópole Sítio Pinturas I, na APA das Onças, em São João do Tigre: traços indeléveis dos indígenas Cariris nos Sertões da Paraíba. (Juvandi de Souza Santos. JRC, 2011, 267pág.)
REVISTA: Tarairiú, segundo número da publicação do Laboratório de Arqueologia de Paleontologia da UEPB

Evento de Posse: Dia 05 de março, 11h30

TRANSMISSÃO DO MARACÁ: Evento de posse da nova diretoria da Sociedade Paraibana de Arqueologia eleita em dezembro de 2010. Presidente (2011-2012) Prof. Thomas Bruno Oliveira, Vice Prof. Dr. Juvandi de Souza Santos.

0 comentários:

Postar um comentário

Endereço

Antiga Faculdade de Administração da UEPB, Av. Getúlio Vargas, S/N, 2º andar (por trás dos Correios), Campina Grande-PB

Contato

Prof. Juvandi de Sousa Santos
juvandi@terra.com.br

Atualizações:
Thomas Bruno Oliveira (thomasarqueologia@gmail.com)

Acessos

  © Grupo Paraíba de Espeleologia

Back to TOP