quarta-feira, 18 de julho de 2012

2º Workshop 'Fundamentos para Legislação Espeleológicas'


A Sociedade Brasileira de Espeleologia convida todos para  o 2º Workshop ‘Fundamentos para Legislação Espeleológicas’, dia 21 de julho a partir das 9 horas no Museu de Ciências Naturais - PUC Minas (Rua Dom José Gaspar, 290 - Coração Eucarístico, Belo Horizonte - MG).

O objetivo é ampliar o debate sobre os fundamentos que deveriam nortear a legislação espeleológica, sempre com apresentação de especialistas com diferentes visões sobre o tema, seguidas de debate.

Dia 21 de julho de 2012 às 09 horas
Local: Museu de Ciencias Naturais - PUC Minas (Rua Dom José Gaspar, 290 - Coração Eucarístico, Belo Horizonte - MG)

APRESENTAÇÕES
.
Jocy Brandão Cruz - Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, trabalha exclusivamente com espeleologia desde 1999 e atualmente chefia o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Natureza (CECAV/ICMBIO).
TemaO papel do poder publico na conservação do patrimônio espeleológico
.
Luis Beethoven Piló - Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (1998). Pós-doutoramento pelo Instituto de Biociências da USP (2004). É membro do Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas. Tem experiência nas áreas de geomorfologia, espeleologia, pedologia e geoarqueologia. Atualmente é consultor ambiental especializado em terrenos cársticos.
Tema: Fundamentos físicos para legislação espeleológica - O conceito complexo de caverna. Os principais atributos físicos das cavernas e sua importância no contexto da legislação atual: a rocha; as estruturas; a hidrologia; aspectos morfológicos/dimensionais; os depósitos clásticos e químicos; aspectos espeleogenéticos. Caminhos para uma legislação mais consistente e os desafios a serem enfrentados.
.
Clayton Ferreira Lino - Graduado em Arquitetura pela Universidade Mackenzie é Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e membro fundador e conselheiro de várias ONGs. Espeleólogo desde 1972 foi presidente da Sociedade Brasileira de Espeleologia por duas gestões.
Tema: Estratégias para conservação de cavernas - Os caminhos para a conservação do patrimônio espeleológico. Políticas públicas. Incentivo ao uso sustentável de cavernas. Articulação e busca de entendimento.

O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição, basta comparecer para saber mais e dar sua opinião.
Com o avançar das discussões pretendemos organizar novos eventos para debater temas mais específicos e a participação de todos interessados é de extrema importância para termos propostas críticas, fundamentadas e construtivas, batalhando por uma legislação e política pública que realmente incentive a conservação do patrimônio brasileiro. Participem!

Apoio: Cooperação Técnica SBE VC RBMA


0 comentários:

Postar um comentário

Endereço

Antiga Faculdade de Administração da UEPB, Av. Getúlio Vargas, S/N, 2º andar (por trás dos Correios), Campina Grande-PB

Contato

Prof. Juvandi de Sousa Santos
juvandi@terra.com.br

Atualizações:
Thomas Bruno Oliveira (thomasarqueologia@gmail.com)

Acessos

  © Grupo Paraíba de Espeleologia

Back to TOP