segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Expedição Paraíba / Rio Grande do Norte


O Prof. Dr. Juvandi de Souza Santos, coordenador do Grupo Paraíba de Espeleologia – GPE/UEPB, e Vice-Presidente da SPA, juntamente com o Espeleólogo Marcus Barboza, visitaram inúmeros sítios arqueológicos, paleontológicos e principalmente espeleológicos nos sertões da Paraíba e Rio Grande do Norte.

A atividade que ocorreu entre os dias 17 e 20 de julho apresentaram dois importantes objetivos: 1. Intercâmbio entre os membros dos dois grupos de espeleologia; 2. A verificação do estado de conservação dos ambientes carvenícolas da região e dos sítios arqueológicos e paleontológicos.

No caso dos sítios da Paraíba, especialmente grutas e abrigos rochosos nas localidades de Santa Luzia, São Mamede e Cabaceiras, percebeu-se que muitos estão sendo destruído, o granito das paredes suportes são retirados para serem utilizados nas construções civis.

No Rio Grande do Norte a equipe se deslocou até a Chapada do Apodi, e lá visitaram o Lajedo de Soledade, de formação calcaria do grupo Jandaya, que apresenta inúmeros sítios arqueológicos em excelente estado de conservação, além, claro, de importantes cavernas calcárias. O Lajedo de Soledade encontra-se em ótimo estado de conservação e vale a pena visitá-lo, especialmente o Kenyo escavado na rocha calcaria no decorrer de pelo menos 90 milhões de anos, provando que toda aquela região no passado foras coberta por água salgada.

Marcus Barboza, do grupo de Espeleologia Terre e Eau garantiu que no próximo ano voltará ao Brasil com parte de sua equipe para visitar, especialmente, o lajedo de Soledade e o Lajedo de Pai Mateus, dois importantes complexos arqueológicos e cavernícolas do Rio Grande do Norte e da Paraíba respectivamente que, por enquanto, encontram-se preservados.

0 comentários:

Postar um comentário

Endereço

Antiga Faculdade de Administração da UEPB, Av. Getúlio Vargas, S/N, 2º andar (por trás dos Correios), Campina Grande-PB

Contato

Prof. Juvandi de Sousa Santos
juvandi@terra.com.br

Atualizações:
Thomas Bruno Oliveira (thomasarqueologia@gmail.com)

Acessos

  © Grupo Paraíba de Espeleologia

Back to TOP