sábado, 27 de julho de 2013

GPE no 32º Congresso Brasileiro de Espeleologia

Gruta subterrânea do Catão, São Desidério-BA
O 32º Congresso Brasileiro de Espeleologia - CBE ocorreu entre os dias 11 e 14 de julho do corrente ano, no município de Barreiras, Oeste da Bahia.

O local não poderia ser mais propício: próximo a Chapada Diamantina, a cidade histórica de Lençóis (capital de entrada da Chapada) e a cidade de São Desidério, local de belas cavernas.

As visitas as grutas locais foram um show a parte do congresso, especialmente a Gruta do Catão que tem em seu interior o belo Lago Azul, ambos no Parque Municipal de São Desidério. Além das enormes grutas calcarias da região, o Rio Grande, que corta a cidade de Barreiras, é outro belo atrativo do lugar.

O congresso ocorreu nas dependências da escola Técnica Federal de Barreiras e foi organizado pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE).

O grupo Paraíba de Espeleologia (GPE/UEPB), único grupo espeleológico do estado da Paraíba, esteve representado pelo Prof. Dr. Juvandi de Souza Santos (SBE 1228), coordenador do grupo que na ocasião apresentou um trabalho técnico com o título: "VANDALISMO EM CEMITÉRIOS INDÍGENAS EXISTENTES EM CAVIDADES NATURAIS NOS SERTÕES DA PARAÍBA: Estudo de caso do sítio necrópole Pinturas I, em São João do Tigre, Paraíba, Brasil" mostrando os atos de vandalismos em cemitérios indígenas existentes em cavidades naturais nos Sertões da Paraíba. O tema bastante sugestivo para o momento, pois um dos objetivos do congresso foi o de discutir temas inerentes a preservação das cavidades naturais do Brasil, bem como, a preservação do material arqueológico, paleontológico e dos espeleotemas existentes em seus interiores.

Algumas fotos:


Lagoa Azul, São Desidério-BA
Caverna da Torrinha, Chapada Diamantina, Bahia

Chapada Diamantina, Bahia.
Lagoa Azul, São Desidério-BA

0 comentários:

Postar um comentário

Endereço

Antiga Faculdade de Administração da UEPB, Av. Getúlio Vargas, S/N, 2º andar (por trás dos Correios), Campina Grande-PB

Contato

Prof. Juvandi de Sousa Santos
juvandi@terra.com.br

Atualizações:
Thomas Bruno Oliveira (thomasarqueologia@gmail.com)

Acessos

  © Grupo Paraíba de Espeleologia

Back to TOP