terça-feira, 4 de novembro de 2014

MINICURSO DE ARQUEOLOGIA EXPERIMENTAL NA VI SEMANA DE HUMANIDADES DA UEPB

Juvandi de Souza Santos e Dennis Mota Oliveira

A Arqueologia Experimental consiste em reproduzir no presente, mas fazendo uso dos mesmos materiais utilizados em tempos ptretéritos, artefatos que representam a cultura material de um grupo humano, ou mesmo, os meios utilizados para a comunicação pictórica.

Material feito pelos cursistas
            
Foi pensando em entender todo o processo (cadeia operatória) da fabricação de utensílios feitos de pedra, confecção de gravuras rupestres, artefato  de barro etc., que durante a VI Semana de Humanidades da UEPB, na cidade de Guarabira, Paraíba, Brasil, que o Prof. Juvandi de Souza Santos juntamente com o artista plástico Dennis Mota, elaboraram o minicurso/oficina para trabalharem a questão de como se fazia, por exemplo, uma gravura rupestre no período da Pré-História.
           
O minicurso/oficina foi dividido em três momentos, a saber: 1. Parte teórica em que foi mostrado aos participantes a importância em se reproduzir  a cadeia operatória da confecção de certos objetos, bem como, a importância da experiência científica; 2. No segundo momento foi explicado como os grupos humanos do passado procuravam seus materiais, como trabalhavam e para que produziam objetos; 3. Por último, os participantes confeccionaram gravuras rupestres, apontadores/furadores, prática de polimento e um machado lítico, usando os mesmos objetos e técnicas do passado.
            
Como resultado dessa notável experiência científico-arqueológica, foi produzido pelos alunos: uma gravura rupestre gravada em rocha suporte gnáissica utilizando para isso pequenos seixos de quartzo; um excelente machado lítico também em gnaisse (maçado de cinta), utilizando-se pequenos blocos de quartzo;  furadores e outras pequenas peças em quartzo, além de praticarem a técnica do polimento de um bloco de gnaisse. Todo esse material produzido encontra-se na sala do Departamento de História, no campus III da UEPB, em Guarabira.
         
O minicurso/oficina serviu de ilustração e experiência para que nossos futuros professores possam desmistificar em suas futuras salas de aula que, por exemplo, as gravuras da Itacoatiara do Ingá não foram confeccionadas por “SERES EXTRATERRESTRES”, nem tampouco os machados líticos (de pedra) não são faíscas de raios que caem do céu em dias de trovoadas.

0 comentários:

Postar um comentário

Endereço

Antiga Faculdade de Administração da UEPB, Av. Getúlio Vargas, S/N, 2º andar (por trás dos Correios), Campina Grande-PB

Contato

Prof. Juvandi de Sousa Santos
juvandi@terra.com.br

Atualizações:
Thomas Bruno Oliveira (thomasarqueologia@gmail.com)

Acessos

  © Grupo Paraíba de Espeleologia

Back to TOP