quarta-feira, 27 de maio de 2015

O complexo arqueológico/espeleológico da Serra da Tesoura, Boqueirão, Paraíba.

Equipe GPE/LABAP/SPA

Os sertões da Paraíba, cobertos pelas caatingas arbóreo-arbustivas, de formação geológica cristalina, sol causticante, belas formações rochosa e outrora habitada pelos indígenas Cariris e Tarairiús, guarda em seus confins, riquezas materiais e naturais ainda pouco conhecidas.

O Grupo Paraíba de Espeleologia, ligado ao Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Estadual da Paraíba (GPE/UEPB), realizou mais uma investida pelas caatingas do município de Boqueirão e localizaram várias cavidades naturais do tipo abrigo sob rocha e ao menos três sítios arqueológicos, sendo dois cemitérios Cariris.

Os abrigos rochosos estão localizados na Serra da Tesoura, distante da cidade de Boqueirão cerca de 14 Km, por estrada carroçável.

O que chamou a atenção de nossa equipe, além da beleza cênica do lugar (dos abrigos, da formação geológica antiquíssimo da região e da caatinga ainda preservada), foram os cemitérios Cariris, pois, ambos estão praticamente intactos, inclusive com claras evidências de material arqueológico aflorando, a exemplo de crânios humanos e vestígios de cerâmica.

Esses novos achados irão consolidar nossos estudos acerca dos indígenas Cariris e de suas formas de inumações. O que lamentamos é a escassez de recurso para escavá-los de imediato e estudar o material arqueológico coletado, bem como, a falta de incentivo dos governos (Federal, Estaduais e Municipais) em contribuir de alguma forma com as pesquisas nessas regiões. Ao contrário do que deveríamos fazer, nossa equipe acha por bem não divulgar a localização exata desses sítios, pois, o que ocorre, quase sempre quando divulgamos esses achados arqueo/espeleológicos, é uma corrida frenética de pessoas mal intencionadas a esses locais, que acabam por violar a necrópole e até destruir parte da gruta, com escavações clandestinas. Como exemplo, temos a Gruta do Caboclo, na Paraíba, que foi completamente vandalizada e os resultados desses atos ilegais serão mostrados no 33º CBE.

0 comentários:

Postar um comentário

Endereço

Antiga Faculdade de Administração da UEPB, Av. Getúlio Vargas, S/N, 2º andar (por trás dos Correios), Campina Grande-PB

Contato

Prof. Juvandi de Sousa Santos
juvandi@terra.com.br

Atualizações:
Thomas Bruno Oliveira (thomasarqueologia@gmail.com)

Acessos

  © Grupo Paraíba de Espeleologia

Back to TOP