terça-feira, 28 de julho de 2015

Travessia da Caverna do Diabo, Eldorado, São Paulo.

A Caverna do Diabo encontra-se localizada na região Vale do Ribeira, na parte sul do estado de São Paulo, sendo escavada pelas águas das chuvas e dos rios da região por milhões de anos.

A caverna mede cerca de 6 km e apenas cerca de 500 m encontra-se aberto ao público. O restante da caverna só pode ser percorrido por cientistas das áreas de Arqueologia, Biologia, Espeleologia e ciências afins.

"Dentro do Diabo" - Juvandi
 
Como membro efetivo da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e dirigente do Grupo Paraíba de Espeleologia (GPE/UEPB), arqueólogo e espeleólogo, participei entre os dias 15 e 19 de Julho do 33º Congresso Brasileiro de Espeleologia, em Eldorado.

Além das atividades acadêmicas do congresso, tivemos as atividades de campo e, dentre muitas, uma delas foi à travessia da Caverna do Diabo.

Olha o corpo cintura de violão. Belo espeleotema.

São milhares de espeleotemas, com destaque para a face do DIABO, o Altar, a Mão do Diabo, o Rinoceronte, a Cabeça do Dinossauro e as centenas de estalagmites, estalactites, cortinas, pinheiros, cabelo de anjo etc.

A travessia é difícil, pois praticamente fica-se no leito do rio que percorre toda a imensa caverna. A profundidade do rio no decorrer da travessia varia, podendo apresentar de 50 cm até 2 m de profundidade, o que causa certo temor aqueles que atravessam os inúmeros afloramentos calcários afiados e pontiagudos que cortam ao menor toque e descuido do espeleólogo.

Espeleotemas em calcário


Apesar das dificuldades na travessia, que durou cerca de 10 horas, do frio intenso, do perigo constante, do isolamento e da escuridão, vale a pena a travessia do Diabo. Mesmo que ao final o cansaço, a exaustão total, o frio e o par de botas simplesmente destruído pelas águas do rio que corta o Diabo e das pedras calcárias afiadas, valeram a pena e recomendo a aventura.
 
Par de botas depois da travessia da caverna do Diabo
Até o próximo Congresso Brasileiro de Espeleologia em 2017. Com uma bota nova, claro.


0 comentários:

Postar um comentário

Endereço

Antiga Faculdade de Administração da UEPB, Av. Getúlio Vargas, S/N, 2º andar (por trás dos Correios), Campina Grande-PB

Contato

Prof. Juvandi de Sousa Santos
juvandi@terra.com.br

Atualizações:
Thomas Bruno Oliveira (thomasarqueologia@gmail.com)

Acessos

  © Grupo Paraíba de Espeleologia

Back to TOP