terça-feira, 6 de junho de 2017

Pesquisa em gruta do Cariri Paraibano conclui que ossadas humanas divulgadas em livro nunca existiram.



Por Juvandi de Souza Santos
Historiador e Arqueólogo

 
O livro “O rei dos Jagunços”, que relata fatos históricos do século XIX, como a presença de Antônio Conselheiro na Paraíba, faz menção a Gruta do Caboclo Brabo, ou Serrote do Caboclo na região do atual município de Boqueirão, no Cariri Paraibano. Segundo o relato de Manoel Benicio (1997, p. 64), mais de mil ossadas humanas foram vistas nessa gruta.

O Grupo Paraíba de Espeleologia, da Universidade Estadual da Paraíba (GPE/UEPB)  foi o local para comprovar ou não esse fato. Penetraram na gruta utilizando técnicas de rapel, e nada foi encontrado: nem ossos humanos ou algum outro vestígio arqueológico que comprovasse a presença humana naquele ambiente.

Para a equipe do GPE/UEPB, esse tipo de relato, comum nos séculos passados, esteve ligado a fatores como: crenças religiosas no sobrenatural e misticismo em relação ao ambiente cavernícola.

A equipe ainda visitou outras cavidades no mesmo afloramento rochoso onde está localizada a Gruta do Caboclo Brabo, mas nada foi encontrado que ateste a veracidade dos fatos contidos no livro.


Referência
BENICIO, Manoel. O rei dos Jagunços. 2. ed. Rio de Janeiro; Fundação Getúlio Vargas Editora, 1997.

0 comentários:

Postar um comentário

Endereço

Antiga Faculdade de Administração da UEPB, Av. Getúlio Vargas, S/N, 2º andar (por trás dos Correios), Campina Grande-PB

Contato

Prof. Juvandi de Sousa Santos
juvandi@terra.com.br

Atualizações:
Thomas Bruno Oliveira (thomasarqueologia@gmail.com)

Acessos

  © Grupo Paraíba de Espeleologia

Back to TOP