quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Grupo Paraibano de Espeleologia (GPE/UEPB), participa do 2º encontro de Espeleologia do Nordeste, em Sergipe

Entre os dias 12 e 14 de janeiro, espeleólogos, biólogos, arqueólogos, geólogos, paleontólogos etc., se encontraram na Universidade Federal de Sergipe, na cidade de Aracajú, para discutirem andamentos de pesquisas espeleológicas na região.

Palestra com Marcelo Rasteiro da SBE

 
As temáticas do congresso foram muitas: desde a questão das cavernas (cavidades naturais) estarem correndo sérios riscos de sucumbirem frente ao "progresso" sem limites, até a vida animal e vegetal existentes nesses magníficos ambientes.
 
O uso das cavidades naturais pelo homem para atividades religiosas e até como moradias e exploração turística também foram temas discutidos nos três dias de evento.
 
O que se concluiu após as inúmeras palestras, cursos e apresentações de trabalhos é que o tema não pode deixar de estar na pauta de discussão dos cientistas que direta ou indiretamente trabalham com as cavidades naturais. Novos encontros estaduais e regionais deverão ocorrer nos próximos anos para se avaliar as condições desses ambientes naturais e, como no 2º encontro, buscar soluções razoáveis para minimizar os impactos causados pelo homem aos ambientes cavernícolas.
 
Local do encontro Universidade Federal de Sergipe
 
O GPE esteve representado no encontro pelo Prof. Juvandi Santos, historiador, arqueólogo e espeleólogo amador, que coordena o grupo ligado a UEPB.

0 comentários:

Postar um comentário

Endereço

Antiga Faculdade de Administração da UEPB, Av. Getúlio Vargas, S/N, 2º andar (por trás dos Correios), Campina Grande-PB

Contato

Prof. Juvandi de Sousa Santos
juvandi@terra.com.br

Atualizações:
Thomas Bruno Oliveira (thomasarqueologia@gmail.com)

Acessos

  © Grupo Paraíba de Espeleologia

Back to TOP